O Projeto UÇÁ

O Projeto Uçá iniciou suas atividades em julho de 2012. Com patrocínio Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental. Objetiva disseminar informações de forma coloquial, aumentando o conhecimento sobre a espécie e seu ecossistema, promovendo a sustentabilidade, visando assim, contribuir para a melhoria da qualidade ambiental na região leste da Baía de Guanabara e seu entorno.

Para atingir seu objetivo realiza as seguintes ações:

  • Identificação de áreas de manguezais degradadas (Leste da Baía de Guanabara), para reflorestamento e monitoramento;
  • Disseminação de informações sobre a Baía de Guanabara, através da educação ambiental formal e não formal para todos os públicos, incluindo os Portadores de Necessidades Especiais (PNE);
  • Monitoramento do Ucides cordatus (caranguejo uçá) em suas fases larval e adulta;
  • Pesquisa com invertebrados marinhos, visando contribuir com informações sobra a biodiversidade da Baía de Guanabara;
  • Realização da Operação LimpaOca. Ação que acontece na época de Defeso do Uçá que associa retirada de resíduos sólidos de manguezal e atividade socioeconômica para pescadores/catadores de caranguejo. Esta atividade acontece na ESEC Guanabara;
  • O projeto acontece em 08 municípios do Rio de Janeiro (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis e Teresópolis) e desenvolve atividades em Florianópolis/SC.

O Projeto Uçá conta com importantes parceiros: APA de Guapi-Mirim e ESEC Guanabara – ICMBio/RJ; ESEC Carijós – ICMBio/SC; Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC/RJ.

 

Projeto UÇÁ - © 2018