Projeto UÇÁ abre inscrições gratuitas para curso de Introdução à Biologia Marinha

03-05-2022

Participantes receberão orientações sobre os ecossistemas costeiros e boas práticas ambientais.

Durante a Semana da Educação, 22 a 28 de abril, o Projeto UÇÁ — iniciativa da ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — estará com inscrições abertas para o curso on-line de Introdução à Biologia Marinha. A iniciativa tem como proposta orientar sobre os ecossistemas costeiros e disseminar conceitos e boas práticas ambientais. Todos os interessados, com mais de 15 anos de idade, podem se inscrever. As aulas ocorrerão a partir do dia 17 de maio, na plataforma Google Classroom,

O curso terá carga horária de 20 horas e será dividido em quatro módulos. Serão abordadas as principais características dos ecossistemas marinhos e costeiros, fauna e flora, entre outros aspectos. “As aulas são indicadas a todos que se interessem e queiram aprender mais sobre o assunto”, destaca a coordenadora de pesquisa do Projeto UÇÁ, Janaína Oliveira.

Outra finalidade da iniciativa é formar disseminadores de boas práticas ambientais, conforme explica o presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador do Projeto UÇÁ, Pedro Belga: “O lixo é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores problemas da humanidade. Entender a dinâmica dos ambientes costeiros e como ela é afetada pela nossa falta de educação é nosso maior desafio e também nosso grande objetivo. Por isso, o curso vai além da simples transferência de informação. Queremos que o maior número possível de pessoas possam, a partir dele, reavaliar seus hábitos, tornando-se agentes multiplicadores”.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever, de 22 de abril a 03 de maio, até às 23:59h, por meio do link: <https://linktr.ee/projeto_uca > . O curso é livre para todos os públicos, com mais de 15 anos, e terá certificado de participação.

Conteúdo do curso:


Módulos 1: Introdução
-Formação dos oceanos
-Fatores bióticos e abióticos: correntes e Marés
-Produtividade marinha e cadeia alimentar

Módulo 2: A vida no mar
-Plâncton
-Bentos
-Nécton

Módulo 3: Ecossistemas marinhos
-Praia arenosa
-Costão rochoso
-Recifes de corais

Módulo 4: Ecossistemas costeiros
-Manguezal
-Estuário
-Restinga

Sobre o Projeto UÇÁ

Desde 1998, a ONG Guardiões do Mar atua como incubadora de projetos e ações socioambientais que produzem conhecimento científico e mobilizam lideranças comunitárias e de povos tradicionais para a conservação de manguezais e combate ao lixo nos ecossistemas costeiros. É a realizadora do Projeto UÇÁ, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, iniciativa que mais retirou resíduos sólidos no recôncavo da Guanabara na última década: retirou 44 toneladas de lixo de 36 hectares deste ecossistema através da Operação LimpaOca, restaurou 182 mil metros quadrados de florestas de mangue na APA de Guapi-Mirim e plantou mais de 64 mil árvores das três espécies de mangue.

Pioneira em educação ambiental inclusiva, foi vencedora do Prêmio Hugo Werneck (2017) e do Prêmio Firjan Ambiental (2020). Integra a Rede Águas da Guanabara – REDAGUA, a Rede Nacional de Manguezais – RENAMAN, participa da Rede Manguezais Litoral Norte de SP e do Movimento Viva Água – Baía de Guanabara. Para o triênio 21/24, atua em ações integradas com realização de serviços ecossistêmicos, educação ambiental e pesquisa em seis municípios que fazem parte da região hidrográfica da Baía de Guanabara. Mais informações em facebook.com/projetouca/ e no Instagram @projetouca.

Tags: , , , ,

Projeto UÇÁ - © 2022