Clean Up Bay: Projetos da REDAGUA realizam evento para a limpeza das praias da Baía de Guanabara

24-05-2022

Foto: Rodrigo Campanario

Ação inédita acontece no dia 11 de junho, em Paquetá, na Ilha do Governador e em São Gonçalo.

A poluição das praias e mares é um problema grave não só no Brasil como em todo o mundo. Com o objetivo de sensibilizar a população fluminense para as consequências do descarte inadequado de resíduos, os Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizam a primeira edição do Clean Up Bay – Dia de Limpeza da Baía de Guanabara. Promovido pela Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA), o evento acontece no dia 11 de junho, a partir das 9h, em Paquetá (Praia José Bonifácio), Ilha do Governador (Praia da Bica) e São Gonçalo (Praia das Pedrinhas).

O Clean Up Bay será um dia de atividades, palestras e conexões entre os projetos da REDAGUA e é inspirado no Clean Up Day, ação mundial promovida anualmente para um mundo sem lixo. No dia 11 de junho, os voluntários vão atuar nas três praias durante o evento para recolher o lixo descartado incorretamente. A ação é dividida em duas partes: a coleta e a triagem, quando o material coletado será classificado, registrado e pesado.

O evento, que vai ocorrer anualmente, acontece em celebração ao Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho, e integra o calendário Rio2030, composto por uma série de ações de educação sustentável com o objetivo de sensibilizar a população fluminense. Outros dois países também participam da primeira edição do Clean Up Bay: Argentina e Moçambique.

Captação de voluntários

Haverá o chamamento de voluntários para a ação, com uma capacitação on-line de “Formação de Lideranças para Limpeza de Praias e outros Ambientes”, que orientará quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), extensão da área a ser trabalhada, dinâmica da atividade e tudo que o interessado precisa para se preparar para o Clean Up Bay ou organizar a sua própria limpeza em sua comunidade. 

“A Baía de Guanabara sofre diversos impactos todos os dias, mas são muitos os sonhadores que trabalham arduamente para vê-la limpa. Por isso o Projeto Uçá se uniu a REDAGUA para criar um dia de celebração, reunindo voluntários, projetos socioambientais, sociedade civil organizada e moradores da região que querem ver o bem da Baía de Guanabara, sempre!” – explica Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar, gestora do Projeto UÇÁ.

Sobre a REDAGUA

A Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA) é uma rede de atuação territorial que reúne quatro projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ — e tem como missão potencializar resultados para alcançar a melhoria da sociobiodiversidade da região da Baía de Guanabara.

As ações da REDAGUA conectam os diferentes ambientes de atuação dos projetos que a integram. Na porção leste da Baía de Guanabara, o Projeto Guapiaçu contribui para o fortalecimento do ecossistema da bacia hidrográfica Guapi-Macacu por meio da restauração ecológica, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna. O fundo da Baía, também em sua região leste, conta com a forte atuação do Projeto UÇÁ, que luta pela conservação de seus manguezais, disseminando também conhecimentos sobre os ambientes costeiros marinhos.

Já o Projeto Meros do Brasil é comprometido com a preservação e recuperação dos meros (Epinephelus itajara),espécie ameaçada por capturas ilegais, que tem sua fase inicial de vida nos manguezais da Baía e nas áreas de foz de seus rios. Completando o time, o Projeto Coral Vivo traz à população o conhecimento sobre os diversos e frágeis ambientes coralíneos, abrangendo as áreas insulares do entorno da Baía, focos do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos – PAN Corais.

Entre os objetivos da rede, está demonstrar, por meio de diversas ações, que a Baía continua viva e resiliente.

Serviço:

Clean Up Bay – Dia de Limpeza da Baía de Guanabara
Data:
11 de junho, às 9h
Locais: Paquetá (na Praia José Bonifácio, popularmente conhecida como a Praia dos Pedalinhos), Ilha do Governador (Praia da Bica) e São Gonçalo (Praia das Pedrinhas).

Locais internacionais: Praia de Macaneta, Praia dos Pescadores em Maputo (Moçambique) e Mangote, Mar Del Plata (Argentina).

Tags: , , , , ,

Projeto UÇÁ - © 2022