Projeto UÇÁ oferece curso on-line gratuito de libras e meio ambiente

08-06-2020

Programa integra uma série de conteúdos socioambientais disponibilizados durante o período de isolamento social

O curso “Básico de Libras e Meio Ambiente” organizado pelo Projeto UÇÁ — com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — foi pensado pelo time da educação ambiental inclusiva em parceria com o “Ateliê do Encontro”, para que profissionais da área ambiental possam ter um vocabulário básico em Libras relacionado a esse tema.  

O curso contribui para disseminação da Língua Brasileira de Sinais, segunda língua oficial do nosso país, promovendo o conhecimento acerca da singularidade linguística e cultural da comunidade surda brasileira, que hoje já ultrapassa a marca de 10 milhões de pessoas de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com carga horária de 20 horas e duração de 4 dias, para participar gratuitamente os interessados devem se inscrever, até o dia 10 de junho, pelo link: bit.ly/LibrasMeioAmbiente

“Essa iniciativa consiste em facilitar que os profissionais da área ambiental possam atender de maneira igualitária seu público, promovendo a inclusão de pessoas surdas nas suas atividades e atendimentos. Esse processo será mais uma ferramenta para expansão do conhecimento acerca da Língua de Sinais, contando com aulas práticas que possibilitarão o aprendizado de maneira descontraída e dinâmica. Além disso, seguimos na missão de tornar cada vez mais acessíveis informações para a disseminação de boas práticas”, destaca Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador do Projeto UÇÁ.

Serviço:

Curso à distância ‘Básico de Libras e Meio Ambiente’
Realização: Projeto Uçá / Guardiões do Mar
Patrocínio: Petrobras
Coordenação pedagógica: Aline Angel – Educação Ambiental Inclusiva
Duração:20 horas
Início: 12/06/2020
Inscrições: Até dia 10 de junho pelo link: forms.gle/Nrp9RefX8xN5C7iZ7
Certificação: Certificado de curso complementar
Investimento: gratuito

O Projeto UÇÁ

Com o patrocínio da Petrobras – o Projeto UÇÁ já reflorestou em quatro anos mais de 182 mil m² de manguezais, ultrapassando a marca de 61.000 árvores plantadas. Além de ser objeto de artigos, trabalhos de conclusão de curso e quatro dissertações de mestrado.

Neste biênio 2018-2020, ele atua na melhoria da qualidade ambiental em 10 municípios da região da bacia contribuinte da Baía de Guanabara. São feitas ações de manutenção e monitoramento de manguezais, educação ambiental e produção de conhecimento científico de forma sustentável, priorizando os pescadores e catadores de caranguejo.

O objetivo é contribuir para o conceito de “Lixo zero” e as práticas corretas de descarte de resíduos sólidos na Baía. Mais informações na página: facebook.com/projetouca/.

Tags: , , , , , , , , ,

Projeto UÇÁ - © 2020