Exposição do ”Mangue ao Mar” no PARTAGE Shopping, revela uma Baía de Guanabara desconhecida por muitos.

21-03-2016

20160319_154528 (Medium)

O Projeto UÇÁ, conta com o Patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e foi criado pelos Guardiões do Mar.  Além de levar Educação ambiental para oito municípios na Bacia contribuinte da Guanabara e, em Florianópolis/SC, estuda os costões rochosos em pontos estratégicos da Baía e também atua no reflorestamento de Manguezais.

Na continuidade das ações de educação ambiental e ainda com o objetivo de comemorar os 18 anos dos Guardiões do Mar, o Projeto UÇÁ, traz um presente para os moradores de São Gonçalo e entorno. Desde o do dia 19 de março (último sábado), a exposição que mostra um outro lado da Baía de Guanabara que está ali, bem próximo da população, mas muitos não conhecem. A Exposição do “Mangue ao Mar- A Baía de Guanabara que você não Vê. A mostra ficará em cartaz até o dia 10 de abril e apresenta uma série de fotos feitas por pesquisadores e algumas gentilmente cedidas pelo fotógrafo Nilo Santos, parceiro do Projeto UÇÁ. A exposição conta ainda com atividades interativas para os pequenos e o público em geral.

20160319_124305 (Medium)

 

A Exposição também tem objetivo de comemorar os resultados positivos do Projeto UÇÁ, que chega a marca de 18 ha de mangues recuperados. Para ser mais exato ao todo foram reflorestados mais de 182 mil metros quadrados de mangue na APA de Guapi-Mirim. Isso equivale a mais de 24 campos de futebol do Maracanã. Para realizar as atividades no local, o Projeto Uçá firmou parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, (ICMBio), por meio da APA de Guapi-Mirim além da Estação Ecológica da Guanabara. O projeto também firmou parceria com a Estação Ecológica de Carijós em Florianópolis (para educação ambiental naquela cidade) e Cooperativa Manguezal Fluminense, dentre outras.
Exposição conta um pouco do ecossistema da Baía de Guanabara

IMG_9986 (Medium)

 

A Exposição tem se mostrado uma importante ferramenta de educação ambiental. Ela leva ao público aspectos da Guanabara e de seus manguezais, que quase ninguém conhece, de uma forma descontraída, fazendo com que a informação seja assimilada e não mais esquecida. Aliado a isso, a expo ainda tem a capacidade de atender a um enorme público por se tratar de uma mostra itinerante. Desde sua criação a um ano, ela já passou por dois shoppings e dois museus (Museu do Ingá e Ciência e Vida em Duque de Caxias). Já foi visitada por mais de 11 mil pessoas neste período.
A partir de abril, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a exposição será levada para outros estados já estando agendada para Ubatuba em São Paulo e Florianópolis em Santa Catarina, onde fica a base avançada do Projeto no sul, mais precisamente na Estação Ecológica de Carijós.

 

20160318_200503 (Medium)

 

Tags: , , , ,

Projeto UÇÁ - © 2018