O Projeto Uçá, a educação ambiental e a transposição de fronteiras.

02-10-2015

A andada do caranguejo ocupando cada vez mais espaço.

Apresentação do material didático Uçá e suas formas de aplicação.

Apresentação do material didático Uçá e suas formas de aplicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De 29 de setembro a 01 de outubro, a equipe de educação ambiental do Projeto UÇÁ teve de se desdobrar, mais do que o de costume. Além das diversas atividades na bacia contribuinte da Guanabara, nossa base, no sul do país, mais precisamente na Estação Ecológica de Carijós em Florianópolis nos trouxe uma especial demanda: Os Professores.

E, para um público especial, uma estratégia especial. A Caravana UÇÁ se mobilizou e saiu de carro do Rio de Janeiro para Santa Catarina. Há quem diga que é desgastante. Sim, é mesmo! Mas, para atender aos 90 professores da Rede Municipal de Educação que se voluntariaram para participar de duas Formações Continuadas em Educação Ambiental, todo esforço é compensado. A estratégia de ir de carro se deu por conta da quantidade de materiais didáticos a serem levados para Unidade Sul, do Uçá e ainda por conta da demanda das escolas (sempre crescente).

 

IMG_5969 (Small) IMG_5953 (Small)

 

 

 

 

 

 

Os grupos foram constituídos por Professores Auxiliares de Ensino, de Ciências e Laboratório que, com essa capacitação aumentaram seu conhecimento técnico e vivenciaram experiências para multiplicar em suas práticas educativas. Propiciando a produção de projetos para suas unidades escolares.

IMG_6050 (Small)

Primeiro dia da capacitação.

Primeiro dia da capacitação.

 

 

 

 

 

 

 

Segundo Sabrina Sodré, coordenadora de Educação Ambiental do projeto. “A equipe de E A do Projeto Uçá acredita que é através da Educação Ambiental que o indivíduo se reconhece como integrante do meio, identificando os problemas ambientais de forma a compreender sua responsabilidade em reação às suas ações tornando-o capaz de mudar hábitos e contribuindo para a transformação da sociedade”.

Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, podemos potencializar o atendimento e transpor fronteiras, como temos feito até agora.

A Formação de Professores em Educação Ambiental foi inserida no programa de EA da ESEC Carijós, realizada em parceria com a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria do Ensino Fundamental, da Gerência de Programas Suplementares (GEPROS) e do Projeto Escola do Mar e o Departamento de Educação Ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM).

Como diz um antigo ditado: enquanto se descansa, carrega-se pedra. Para aproveitar a viagem, foi realizada a primeira reunião de planejamento do Workshop em Educação Ambiental que acontecerá em junho de 2016 naquela cidade. E, com tanta gente boa envolvida, aliada a boa vontade de toda a equipe (de lá e de cá), podemos afirmar que será um super evento.

Os professores puderam vivenciar a mesma experiência por que passam seus alunos, quando visitam a ESEC carijós

Os professores puderam vivenciar a mesma experiência por que passam seus alunos, quando visitam a ESEC carijós

IMG_5907 (Small)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: , , ,

Projeto UÇÁ - © 2018