Projeto UÇÁ e FAMATH na praia de Itaipu em Niterói.

19-09-2015

Tenda do projeto, apelidada pela equipe de Educação Ambiental de Toca do Uçá.

Tenda do projeto, apelidada pela equipe de Educação Ambiental de Toca do Uçá.

O Projeto UÇÁ que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental atuou durante todo o sábado (19/09), quando se comemorou o Dia Mundial de Limpeza de Litorais com 150 voluntários além de técnicos do Projeto. Os resultados foram os melhores possíveis. Para isso, contou a parceria das faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH), que mobilizou seus alunos. Dois pontos foram alvo dos voluntários: a Praia de Itaipu em toda sua extensão de areia e a área de restinga às margens da Lagoa de Itaipu próximo ao manguezal. Essa última, está em péssimas condições de manutenção, com muito lixo acumulado.

PARTE DA EQUIPE (Small) 20150919_110027 (Medium)

O projeto Uçá utilizou um Drone para captar imagens da restinga próximo a Lagoa de Itaipu e da área de manguezal para o banco de imagens das pesquisas que realiza com esse ecossistema e em pontos da Baia de Guanabara.

Logo nas primeiras horas do dia, os voluntários já começaram a chegar. Além dos inscritos por telefone ou através de e-mail e rede social, muitos banhistas que estavam na praia ou mesmo próximo a restinga de Itaipu, aderiram ao movimento e colocaram mãos a obra na limpeza. Os participantes receberam kits com camisetas, chapéus e certificado de participação do Projeto Uçá/FAMATH e ainda um lanche. Por conta do calor, foi distribuído água em abundância para os participantes.

Além do ato simbólico para chamar a atenção sobre a importância de preservar o meio ambiente, os técnicos do Projeto mostraram um pouco da vida marinha com a coleção de animais in vitro. Além disso, os técnicos estiveram a disposição dos banhistas para tirar dúvidas e ainda disseminar informações diversas e falar de boas práticas. As crianças como sempre, deram um show de participação.

“A praia é o ecossistema de uso mais democrático que existe, mas infelizmente a sociedade ainda não percebeu que o lixo e uma responsabilidade individual. A limpeza de litoral e importante, apesar de pontual, para nos lembrar da nossa responsabilidade compartilhada “. Afirmou Pedro Belga coordenador do Projeto UCA.

O vice-prefeito de Niterói Axel Grael visitou   o ponto de apoio do Projeto Uçá elogiando o trabalho da equipe  e o engajamento de seus participantes.

A comerciaria Luciana Freitas aderiu ao grupo do UÇÁ com a filha Ana Luiza de quatro anos. Segundo ela é importante que crianças participem de eventos deste tipo porque com isso crescem sabendo que precisam preservar a natureza pelo bem dos seus próprios filhos e para o futuro da Humanidade.

Entre técnicos do projeto, alunos e banhistas que aderiram na última hora, a ação contou com 195 pessoas.

Tags: , , ,

Projeto UÇÁ - © 2018